Por terras do Lince Ibérico e lá longe no Alentejo profundo existem surpresas dignas de reconhecimento. O verão ia a meio, o que nesta zona representa um calor insuportável, quando cheguei a uma aldeia tipicamente alentejana chamada Alcaria Ruiva. Sede de freguesia pertencente ao concelho de Mértola, é uma daquelas aldeias com casinhas brancas alinhadas em ruas limpas e desertas. Não há certeza quanto à origem do nome. Pensa-se que o termo "alcaria" provém de uma palavra árabe que significa aldeia pequena ou lugar, enquanto "ruiva" seria referente à cor que apresenta durante grande parte do ano. Mas quanto a isso não há certezas.
![]() |
Alcaria Ruiva |
Numa zona mais elevada ergue-se a igreja, pequena em tamanho mas com o charme típico do que é verdadeiro.
Em Alcaria Ruiva podemos encontrar os genuínos pratos alentejanos em alguns restaurantes acolhedores, que nos permitem saborear a excelente cozinha tradicional da região.
![]() |
Para entradas foi servido o tradicional pão de Mértola, o chouriço caseiro e o toucinho da região, experimentei o Cozido de Grão que estava simplesmente delicioso.
Depois do almoço subi ao ponto mais alto do concelho de Mértola: a serra de Alcaria Ruiva tem uma altitude de 370 metros e lá de cima consegue-se avistar a imensidão da planície alentejana que se transforma ao longo do ano. No verão os campos são maioritariamente amarelos e a paisagem a perder de vista revela a riqueza do montado da região.
![]() |
Tão bom agora que chegou o Outono, podermos recordar dias felizes de verão.
Sem comentários:
Enviar um comentário